segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Começo com um marco da indústria automobilística brasileira: a Chrysler e sua linha Dodge V8.

Um capítulo muito interessante desta história é o fato de que as antigas concessionarias Chrysler estão voltando a moda na forma de fotos e relatos de antigos funcionário das mesmas.

Tem um item que em especial me chamou atenção; os chaveiros destas revendas.
Eles ganharam valor considerável nos últimos tempos, sendo tratados como parte dos Dodge Charger R/T, Dart, Magnum...

Quem tem um modelo como os citados correm atrás destes chaveiros das revendas como se fossem peças faltantes de seus carros. Pra lhes proporcionarem mais originalidade.

Isso inflacionou essas lembranças que na época eram distribuídos como brindes pros felizes compradores.

Uma concessionaria em especial me chamou atenção: a Bresolin que ficava em Cascavel e Esfera PR.

Não conheço muito da historia da mesma, mas com base em um chaveiro que adquiri em leilão há pouco tempo posso dizer que ela estava instalada a muito, desde 1960 até 1980 como revenda Chrysler, portanto ao longo dos seus 20 anos ela viu o surgimento e a queda dos Dodge V8. Mais interessante ainda é que essa revenda teve uma participação em outro capítulo dos nossos queridos Dodges.

Na década de 80, no auge do abandono dos Dojões, a concessionaria que antes vendia sonhos em forma de carros agora fornecia autopeças para os pés-de-chumbo da região Sul na categoria HOT DODGE.
Ou seja, essa categoria automobilística usou, não só, boa parte dos carros, mas também uma boa parte de peças de reposição, talvez assim inflacionando as peças da linha Chrysler nacional hoje em dia. 

Particularmente não condeno a HOT DODGE. Ela tem um lugar especial na historia da Chrysler no Brasil. Ela é uma prova documental de quão potentes esses carrões são.

Hoje em dia a HOT DODGE não existe mais. Isso porque os Dodges ganharam um valor que na década de 80 não tinham. Era mais fácil encontrar Chargers e Darts abandonados nas calçadas ou trocados por rádios, vitrolas ou bicicletas. E a categoria HOT DODGE de uma forma despojada deu uma sobrevida pra esses carros atingirem hoje valores de carros de luxo zero km. Tentem trocar uma bicicleta por um Dodge Charger hoje em dia.

A conclusão que chego é de que a HOT DODGE também faz parte da história da Chrysler no Brasil. Não com a glória do inicio, mas com a realidade do final.

Veja o vídeo no tempo 16:56 o anuncio da Bresolin Autopeças na corrida de Cascavel na década de 80.


As fotos denunciam o patrocínio da Bresolin em alguns carros da competição.








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