quarta-feira, 19 de março de 2025

Relógio do Santos Futebol Clube e a Indústria brasileira de relógios mecânicos de pulso

    Em 1975 era lançado o relógio mecânico de pulso Nortex Pelé com assinatura do rei do futebol no mostrador e a indicação “Ind. Bras.” abaixo das seis horas. O lançamento foi em Garanhuns PE, onde ficava a fábrica e contou com a ilustre presença do grande Edson Arantes na cidade. 

 Posteriormente os relógios da marca Nortex passaram a ser fabricados na Zona Franca de Manaus como Eska Nortex. E em 1983 o Santos F.C. lançou uma campanha para arrecadação de fundos para investimento no seu estádio e no mundial interclubes. A recompensa para quem pagava o Super-carnê até o fim era um relógio de pulso mecânico com corda manual da marca Eska Nortex fabricado em Manaus, além de sorteios.



Infelizmente a campanha do time não obteve o sucesso esperado e muitos dos relógios Eska Nortex Ind. Bras. foram devolvidos num acordo comercial com a fábrica. Percebeu-se desta forma a baixa qualidade dos relógios.
    Eram relógios mecânicos de corda manual com mecanismo e material bastante simples, com um preço bastante baixo, o que fez com que muitos sobreviventes estejam parados, engavetados. 

Hoje em dia são relógios que se destacam por fazerem parte da empresa que fabricou os primeiros relógios de pulso no Brasil e não pela qualidade. O valor histórico deve-se ao orgulho de ser produção nacional ou indústria brasileira, conforme indicavam nos mostradores e nos mecanismos. 

Até mesmo as pulseiras de metal eram bastante simples e de fabricação nacional.
Abaixo seguem fotos de um exemplar New old Stock ainda com o selo e funcionando.
Nas próximas postagens contarei mais a respeito dessa fábrica que começou em 1971 aqui no Brasil e foi pioneira na América Latina. Um verdadeiro marco da industria nacional de relógios de pulso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário